Blog

5.00/5 (1 voto)

Como reverter o quadro de acidentes de trabalho

Segundo dados recentemente divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho, os acidentes de trabalho no Brasil são alarmantes. 

O número de ocorrências cresceu 30% em 2021, quando comparamos com o ano anterior. No total, foram mais de 571 mil comunicações de acidentes de trabalho apenas no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021. 

Isso reforça a necessidade de as empresas adotarem práticas e tecnologias, como os controles remotos industriais, para evitar mais casos. Veja como reverter esse quadro!

Mantenha os trabalhadores cientes das condições de trabalho

Em primeiro lugar, é preciso que o gestor comunique ao seu empregado, os riscos e as condições relativas à sua própria função, bem como o espaço em que ele vai operar. É possível fazer isso por meio de treinamentos ou então pela fixação de avisos em paredes e murais. 

Os informes e sinalizações específicas também são fundamentais no papel da comunicação de eventuais riscos, a fim de reduzir o número de acidentes.

Forneça os equipamentos de segurança adequados

Uma das obrigações dos empregadores e aspecto crucial para manter a saúde e a segurança do trabalhador é fornecer os equipamentos necessários para ele. Para além desse encargo, é preciso sempre realizar a vistoria para certificar que tudo está em perfeitas condições e que os funcionários estão usando corretamente.

Em trabalhos nas alturas, por exemplo, exige o emprego de tecnologias como controles remotos industriais para guindastes e controles remotos industriais para pórticos rolantes.

Implemente um PGR efetivo na companhia

PGR significa Programa de Gerenciamento de Riscos, obrigatório para as companhias que têm em seu ofício algum tipo de risco. Implementá-lo é fundamental para evitar os acidentes que estão acontecendo abundantemente por aí. 

Reporte os incidentes de trabalho com risco em potencial

O CAT, sigla para Comunicado de Acidente do Trabalho, é um documento obrigatório que precisa ser preenchido quando há um acidente de trabalho. Ele serve, entre outras funções, como um indicador de saúde das empresas, visto que monitora a quantidade de ocorrências e auxilia nas medidas de controle e mitigação.

Por isso, é um documento tão importante quando se trata do assunto. Não é possível prever um acidente, mas com o histórico de documentos como o CAT, o gestor ou técnico em Segurança do Trabalho consegue avaliar os potenciais riscos e quais as ações possíveis para mitigar os perigos.

Invista em treinamentos para os colaboradores

O treinamento é, sem dúvidas, um dos pilares da Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas, como já dissemos. A partir de uma capacitação de qualidade, o funcionário conhece sua função e a melhor maneira de executá-la sem oferecer riscos ou prejuízos à equipe, à produção ou ao empregador.

A Tecnomira dispõe de excelentes equipamentos para facilitar e agilizar o trabalho em empresas, principalmente nas indústrias. Nossas tecnologias, como controles remotos industriais para área classificada, ajudam a diminuir qualquer risco de acidente de trabalho. Conte conosco!