Blog
Dicas de segurança para trabalhos industriais
Todos os empresários sabem da importância da segurança no local de trabalho, afinal, ninguém quer ver um companheiro se machucando enquanto cumpre suas tarefas, certo? Bom, o básico de toda organização é manter o ambientes seguros para os trabalhadores a fim prevenir acidentes. Isso é possível com treinamentos para manusear equipamentos, como rádio controle remoto industrial, limpeza e uso de itens adequados.
Fato é que o empregador deve se guiar pelas Normas Regulamentadoras (NRs) para assegurar os funcionários em segurança. Caso contrário, a empresa poderá até pagar multas. E cumprir com os requisitos legais garante um local de trabalho seguro para todos, desde funcionários, clientes, visitantes até fornecedores.
Acompanhe a leitura e confira formas de construir um ambiente saudável e, ao mesmo tempo, deixar a empresa dentro da lei!
Mantenha todos os cantos organizados
Escorregões e tropeços são causados comumente por objetos espalhados no chão. Por mais que pareça banal, dependendo do local a pessoa pode cair em cima de itens perigosos e acabar se ferindo. Então, mantenha o local de trabalho sempre limpo, organizado e em ordem, para que nada trabalhe quem está operando.
É a maneira mais direta de proporcionar segurança aos funcionários, visto que a bagunça influencia negativamente em vários aspectos.
Forneça roupas adequadas para a atividade
Os funcionários sempre precisam usar roupas de trabalho adequadas, seja para operar certas máquinas ou realizar atividades em altura, exemplificando. Chamamos isso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Diferentes tipos de indústrias demandam diferentes uniformes e acessórios de proteção.
Capacite os funcionários para o manuseio de máquinas equipamentos
Com a chegada da automação industrial, equipamentos tecnológicos foram empregados nas empresas, como os controles remotos para monovias, anemômetros, controlador eletrônico, entre outros. Para utilizá-los, os colaboradores precisam passar por um treinamento adequado. E mais: quem não é treinado, não pode ser designado para lidar com máquinas pesadas.
O treinamento simples já não é mais suficiente para realizar trabalhos de alto risco envolvendo equipamentos de grande porte. Um controle de ponte rolante, por exemplo, quando operado de forma errada, pode causar altos prejuízos.
Resumindo, seus funcionários devem ter licença apropriada para trabalhar em determinadas condições, que precisa ser renovada de tempos em tempos.
Dê treinamento em primeiros socorros
Fornecer para sua equipe um treinamento de primeiros socorros ajuda bastante na segurança e, claro, no momento lidar com emergências. Ademais, é importante ter à disposição um kit de primeiros socorros com os principais remédios e suprimentos necessários para situações mais comuns encontradas no trabalho.
Por fim, concluímos que garantir a segurança no local de trabalho é dever do empregador. Mas pense além: com um ambiente saudável, a produtividade aumenta e a empresa passa a ser requisitada.