Blog
Dicas para os técnicos em segurança do trabalho
A profissão de técnico em segurança do trabalho está sendo bastante recompensadora em vários aspectos, até porque o TST é de imensa importância no dia a dia de qualquer empresa. Todas as companhias, independentemente do porte, precisam de profissionais capazes de identificar risco à saúde ocupacional dos colaboradores e antecipar possíveis acidentes decorrentes de atividades.
No texto a seguir, você confere dicas valiosas para garantir uma carreira de sucesso na área. Hoje em dia, é preciso colocar o conhecimento para fora e se atentar às novidades, como a disposição de rádio controle remoto industrial. Acompanhe a leitura!
Compartilhe seu conhecimento
É sempre interessante promover na empresa reuniões, minicursos, palestras, workshops, dentre outras atividades, para aumentar o engajamento dos colaboradores. Isso ajuda-os a identificarem e reportarem situações de risco de acidente a que são e estão submetidos.
Por exemplo, saber quando máquinas precisam de reparo, quando os controles remotos para monovias têm defeitos e quando há irregularidades em seus EPIs e EPCs. Lembrando que a comunicação perfeita é aquela que chega aos funcionários de todos os setores, além, obviamente, da diretoria.
Capacite-se para atuar em diferentes segmentos
O técnico de segurança do trabalho pode trabalhar em empresas de diversos setores da sociedade. Tais como construção civil, hospitais, mineradoras, fábricas, universidades e por aí vai. Ou seja, mesmo que você conheça muitas leis, normas e diretrizes do serviço atual, busque continuar pesquisando e estudando. Isso abre um leque de oportunidades.
Sempre use novas tecnologias
Cuidar da saúde das pessoas exige muita atenção e organização e vamos combinar, a tecnologia é atualmente uma grande aliada nesses quesitos. Ela possibilita que você otimize tarefas como gestão de EPIs, medidas preventivas, relatórios, registros e prazos de evidências.
Mas, mais do que isso, é possível utilizar o avanço tecnológico em atividades antes feitas pela força humana, a exemplo da elevação de material com os controles remotos industriais para guindastes. Trata-se de equipamentos que facilitam a operação de máquinas, ajudando a elevar a produtividade e segurança.
Outra ferramenta que o TST está adotando é o conversor de frequência, que suaviza os movimentos de máquinas e diminui a chance de ocorrerem imprevistos.
Não deixe o CIPA de lado
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) consiste em uma comissão formada por colaboradores da empresa, que são escolhidos para auxiliar na prevenção contra acidentes e doenças ocupacionais. Hoje, a criação da CIPA é obrigatória para empresas com mais de 50 funcionários, sendo extremamente relevante.
Seja um exemplo para sua equipe
Por fim, podemos dizer que sem inspiração, o desânimo rapidamente toma conta das pessoas. Um técnico em segurança precisa, primeiramente, zelar pela sua própria proteção e saúde, demonstrando comprometimento e também empatia pelos outros trabalhadores. Seja proativo e deixe claro que está na empresa como um parceiro.