Blog

5.00/5 (1 voto)

Entenda como utilizar um anemômetro corretamente

Você já se perguntou para que serve um anemômetro? Ele é, resumidamente, um aparelho utilizado para medir a velocidade e a intensidade produzida pelo vento. Esse dispositivo é bastante utilizado em indústrias e outros negócios.

Apesar de ser um instrumento bastante comum, a forma como ele funciona é pouco conhecida pela maioria das pessoas. Além disso, é menos conhecido ainda o fato de existirem vários aparelhos disponíveis. 

Dito isso, veja a seguir como usar corretamente um anemômetro e alguns dos modelos que estão no mercado.

Como usar um anemômetro na indústria?

Além de controles remotos industriais, como dito anteriormente, os anemômetros são aparelhos recomendáveis para qualquer tipo de indústria.

Em relação à sua funcionalidade, é possível dizer que ele atua como uma espécie de sensor de velocidade. Seu manuseio é extremamente simples e pode ser segurado tranquilamente por uma pessoa.

Para fazê-lo funcionar, basta ligar ele no local que você deseja conferir a velocidade do vento. A partir disso, é possível programar a unidade de medida com que você deseja trabalhar, como metros por segundo e quilômetros por hora.

Uma situação que ele consegue ser bastante útil, é para operações envolvendo operadores de grua. Afinal, eles trabalham em locais bastante altos (cerca de 200 metros do chão) e, caso ocorra uma ventania, pode ser avisado para sair do local. Uma curiosidade é que se a velocidade ultrapassar 42 quilômetros por hora, deve-se emitir um alerta de segurança, e, acima de 70 quilômetros por hora, o trabalho deve ser paralisado, por questões de segurança.

Tipos de anemômetro

Da mesma forma  que controles remotos industriais possuem modelos diferentes, como o ikusi controle remoto e os controles remotos industriais para pórticos rolantes, existem diferentes tipos de anemômetro. Veja a seguir dois deles.

Anemômetro de hélice

Esse aparelho apresenta uma ventoinha na parte superior que gira conforme a intensidade do vento no local. Além disso, ele possui microprocessadores que calculam a velocidade do vento em questão através da rotação da ventoinha.

Anemômetro de concha

O anemômetro de concha é o mais comum, bastante utilizado pelas indústrias, ele apresenta um pólo vertical e 4 braços verticais juntos na sua parte de cima. Em relação às conchas, elas estão conectadas nos arredores nos braços e, quando há ocorrência de vento, eles giram em torno de um ponto central.

Onde é possível comprar um anemômetro?

Você pode adquirir um anemômetro e outros aparelhos, como o inversor de frequência, na Tecnomira. Aqui você encontrará os melhores produtos e preços disponíveis, portanto entre em contato conosco!