Blog
Entenda o que são os inversores de frequência
Hoje em dia, com o advento da tecnologia, é possível realizar a alternância da energia recebida pelo motor usando um driver inversor de frequência. Isso auxilia no processo de conversão da corrente contínua em uma corrente alternada, semelhante ao que acontece com os interruptores de energia.
Ainda há a possibilidade dos drives inversores de frequência serem utilizados na produção de novos e potentes motores elétricos. Seja para a indústria de ventilação, seja para indústrias metalúrgicas.
Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre essa ferramenta!
Conceito do inversor de frequência
Os inversores de frequência são equipamentos eletrônicos que têm função de proporcionar um controle mais avançado nos motores. Por isso, é uma partida muito empregada na indústria e acarreta inúmeros benefícios ao motor.
O dispositivo, também conhecido como conversor de frequência, transforma um sinal senoidal de amplitude fixa em um sinal modulado por PWM. Ou seja, largura de pulso. Possibilita, assim, a variação da velocidade no motor.
Funcionamento do dispositivo
O inversor, basicamente, converte o sinal de corrente alternada (CA) da rede elétrica adentrada ao motor em corrente contínua, que chamamos de CC. Em seguida, já transforma em CA novamente.
Depois desse procedimento, o sinal de corrente contínua torna-se pulsado e com largura modulada. Desse modo, permite o ajuste de sua frequência e tensão e, naturalmente, o controle da velocidade e do torque do motor.
O inversor de frequência danfoss, que também produz controles remotos industriais, ou de qualquer outra marca se divide da seguinte maneira:
- Retificador: constituído de ponte retificadora trifásica (retificador de onda completa). São seis ou mais diodos que retificam a tensão de entrada trifásica da rede 60 Hz. Posteriormente, concebem uma saída contínua com ondulação, corrigida pelo filtro.
- Filtro: barramento CC que ameniza as ondulações provocadas pelo circuito retificador.
- Capacitores: elementos de composição do filtro. Eles corrigem as ondulações da tensão ao mesmo tempo em que os indutores minimizam as ondulações da corrente.
- Inversores: semicondutores que operam em corte (chave aberta) e saturação (chave fechada), seguindo uma lógica previamente definida. Em síntese, um inversor trabalha sobre a taxa de variação do chaveamento das bases dos transistores. Dessa forma, controla a frequência do sinal trifásico.
Rampas de aceleração
Para prevenir acionamentos bruscos e conservar o equipamento, o inversor dispõe de um recurso denominado rampa de aceleração. Ela faz com que o motor alcance a velocidade configurada para sua operação em um tempo estabelecido. Já para evitar frenagens abruptas, usamos a função rampa de desaceleração.
Na Tecnomira, você encontra inversores de frequência, bem como anemômetros e demais equipamentos para o setor industrial!