Blog
Movimentação de cargas: saiba como garantir a segurança
Todos nós sabemos que a utilização de equipamentos para a movimentação de cargas, como pontes rolantes e guinchos, aumenta bastante a produtividade das indústrias e ainda diminui os custos. Porém, se forem manuseados de forma incorreta e sem rádio controle remoto industrial, podem causar prejuízos em vez de ganhos. Principalmente em relação a acidentes com funcionários.
Por isso, é de extrema importância aumentar a segurança e fazer o melhor uso possível das máquinas, ficando atento a algumas práticas importantes. A seguir, confira quatro dicas da Tecnomira!
Identifique riscos com antecedência
Trabalhar com cargas pesadas envolve risco, é inevitável. Desde o operador até mesmo os pedestres do local, todos estão vulneráveis a acidentes e a melhor forma de preveni-los é os identificando primeiro. Ou seja, não espere que o pior aconteça.
Primeiramente, é crucial seguir as normas previstas em lei , como a NR 11 , e criar programas de ações preventivas. Entre as mais comuns, podemos citar a simulação de movimentação de cargas, considerando as dimensões, a trajetória e os obstáculos da carga.
Treine os colaboradores para a operação
Os equipamentos, quando não são bem manuseados, têm uma vida útil menor que a esperada e oferecem grandes riscos aos empregados. Portanto, escolha a dedo e prepare os operadores, permitindo que somente os profissionais capacitados manuseiem os maquinários. Claro, sempre com a presença de tecnologia como controle remoto para guindaste e controle remoto para ponte rolante.
Ademais, faça treinamentos internos para que todos se familiarizem com o espaço onde trabalharão.
Faça manutenções periodicamente
De nada adianta investir alto em pontes rolantes e pórticos de última geração se as devidas manutenções não forem feitas. Até porque o transporte de materiais gera desgastes naturais, que nunca devem ser ignorados. Então deixamos a seguinte dica: verifique constantemente o estado dos equipamentos e assegure que não haja problemas.
Garanta o uso de EPIs
Quando falamos em segurança no trabalho, falamos em equipamentos de proteção individuais e coletivos, os EPIs e os EPCs. Seu uso precisa ser obrigatório, visto que tarefas de içamentos causam riscos para todos que estão no ambiente.
Desse modo, crie campanhas e ações internas para lembrar da importância de utilizar os acessórios e transformar em hábitos dentro da indústria. E não se limite aos óculos, luvas e capacetes. Cones, fitas e sinalizações visuais, por exemplo, são bem-vindas.
A Tecnomira pensa nas pessoas e também na produtividade da empresa. Em razão disso, temos tecnologias que ajudam a alavancar todo o processo, como anemômetro digital e inversor de frequência Danfoss.