Blog
O que é automação industrial?
Automação industrial é, basicamente, a aplicação de tecnologias de ‘software’ e equipamentos em processos produtivos. Seu intuito principal é implementar elementos para aumentar a autonomia e a produtividade dos procedimentos de fabricação. Consequentemente, reduzindo ao máximo o esforço humano. O uso de controles remotos industriais é um exemplo da automação.
A evolução
No final do século XIX, período da Revolução Industrial, foram idealizados os primeiros sistemas de automação. Os maquinários substituíram as tarefas manuais e as ações eram controladas através de peças mecânicas. Mais tarde, introduziram-se dispositivos que operam com relés e contatores, sofisticando as linhas de montagem.
No entanto, apenas após a Segunda Guerra Mundial que vieram as máquinas com comando numérico e os sistemas de controle para processos. Na mesma época, surgiram os circuitos integrados analógicos, originando uma nova geração de sistemas automatizados.
Com a chegada da década de 1970, computadores comerciais já eram empregados em grandes sistemas de automação. Sendo substituídos, logo depois, pelo Controlador Lógico Programável, equipamento atacante e projetado especialmente para processos industriais.
Na década de 1990, os sistemas de automação se tornaram mais eficientes, velozes e confiáveis, devido à evolução da tecnologia. O anemômetro, exemplificando, é um sensor de velocidade que mede o vento. Isso possibilitou produções de maior escala, a redução de custos, otimização de espaços e aumento da segurança técnica.
Vantagens da automação industrial e uso de controladores
Primeiramente, a automação dos processos produtivos é viável economicamente por inúmeros motivos, a começar pelo nível de qualidade. Os sistemas automatizados oferecem maior excelência qualitativa.
As máquinas são fabricadas para executar os processos sem falhas e com controle rigoroso. Naturalmente, os recursos energéticos e matérias-primas são melhor aproveitados.
Além disso, a automação industrial faz com que os processos sejam mais flexíveis e ainda proporciona maior precisão e segurança em cada atividade. Assim, assegurando a viabilidade de trabalhos complexos que, por métodos manuais, seriam quase impossíveis de serem feitos.
O drive inversor de frequência é um equipamento importante empregado em indústrias, bem como os controladores. Os controladores são responsáveis pelo controle de processo industrial ou parte deles baseados em algoritmos específicos.
Aplicação da automação industrial
A automação industrial pode ser aplicada em praticamente todos os segmentos industriais que apresentem operação produtiva com máquinas e motores. Entre eles, podemos citar a indústria de papel e celulose, de mineração, alimentícia e química.
A Tecnomira fornece soluções personalizadas e qualificadas para o controle de equipamentos de movimentação, inseridos na automação. Nossos produtos buscam proporcionar segurança e efetividade para as operações!