Blog
Principais motivos para utilizar inversores de frequência
O driver inversor de frequência, também conhecido como conversor, consiste em um dispositivo elétrico que serve para proporcionar um controle avançado dos motores. Tornou-se uma das ferramentas mais comuns em indústrias, visto que apresenta inúmeros benefícios, tanto ao motor como à aplicação.
Tais equipamentos transformam um sinal senoidal de amplitude fixa em sinal modulado por PWM, ou melhor, largura por pulso. Assim, possibilitam a variação de velocidade no motor sendo usados, muitas vezes, juntamente de controles remotos industriais para gruas. Além disso, reduz o pico de corrente na sua partida, quando comparamos com uma partida direta.
Acompanhe a leitura e descubra os benefícios da utilização dos inversores de frequência!
Economia de custos
Bom, o primeiro aspecto vantajoso do uso do conversor de frequência é a economia financeira que promove. Uma partida direta exige cerca de 6 a 7 vezes a corrente elétrica nominal do motor para parti-lo. Já com o emprego do equipamento, é limitada a corrente de partida em, aproximadamente, 1,5 vezes a corrente elétrica nominal.
Portanto, não se faz necessário o sobre dimensionamento dos cabos e transformadores.
Prolongamento da vida útil dos equipamentos
Uma vez que o motor parte bruscamente, como acontece em partidas diretas, é causado estresse mecânicos nas máquinas e sistemas. Desse modo, obrigando manutenções mecânicas frequentes nesses aparelhos, o que gera perda de tempo, produtividade e prejuízo econômico.
Como um inversor de frequência Danfoss ou outra marca qualificada exerce total controle sobre a aplicação, esse estresse mecânico é cessado. Consequentemente, prolonga a vida útil dos equipamentos.
Economia de energia em motores elétricos
Praticamente 80% dos motores elétricos em operação são representados por aplicações de bombeamento, ventilação e compressão. Nessas aplicações, é possível minimizar a energia consumida trocando os sistemas padrão. Eles usam partida direta e controle de vazão através de válvulas e dampers e podem ser substituídos por acionamento com driver inversor de frequência.
Neste sistema, a energia era desperdiçada com a ação de controlar a vazão por meio do estrangulamento e com o motor rodando em velocidade plena. Mas há a possibilidade de substituir a partida direta pelo conversor e então retirar a válvula de estrangulamento.
Desse modo, o controle de vazão é realizado pela velocidade ditada pelo próprio inversor, assegurando um consumo menor de energia em momentos nos quais a vazão é menor. Ou seja, pode reduzir a demanda energética em até 50%.
Por fim, concluímos que os inversores de frequência, bem como os controles remotos industriais, são avanços benéficos que a automação industrial trouxe para o mundo. Os primeiros representam uma solução eficiente para o controle dos motores elétricos e sua operação suave, gerando uma economia considerável. Já o fim dos trancos prolonga a vida útil dos demais equipamentos.