Blog
Quais são os tipos de inversores de frequência?
Os inversores de frequência, também chamados de drives, são dispositivos eletrônicos usados para controlar a velocidade de motores elétricos. Eles estão disponíveis em diferentes tipos, cada um com suas próprias características e aplicações específicas. A escolha do tipo correto depende das necessidades de cada aplicação.
A seguir, explicamos melhor os principais!
Índice
- Tipos de inversor de frequência
- Benefícios do conversor de frequência
- Inversores de Frequência na Tecnomira
Tipos de inversor de frequência
Alguns dos tipos mais comuns de inversores de frequência são:
Inversor de frequência V/F
Este é o modelo mais simples e comum, e controla a velocidade do motor elétrico através do ajuste da frequência e tensão. É geralmente empregado em aplicações com cargas constantes, como ventiladores, bombas e transportadores.
Inversor de frequência vetorial
Mais avançado e preciso do que o inversor V/F, este utiliza algoritmos vetoriais para controlar a velocidade do motor elétrico com maior precisão, mesmo havendo variações na carga e mudanças na direção do torque. É usado bastante em máquinas CNC e robótica e facilmente encontrado em um distribuidor de inversor de frequência.
Inversor de frequência de torque constante
O inversor de frequência de torque constante é usado para aplicações que demandam um torque constante em uma ampla faixa de velocidades, como em elevadores e guindastes.
Inversor de frequência de alta frequência
Este tipo é utilizado principalmente em aplicações que requerem alta precisão de controle de velocidade, como em máquinas têxteis e em processos de fabricação de papel e plástico.
Inversor de frequência de baixa frequência
Buscam comprar inversor de frequência de baixa frequência empresas que precisam uma grande variação na velocidade de operação, como em elevadores de minas e em transportadores de minérios.
Benefícios do Conversor de Frequência
Os conversores de frequência proporcionam uma série de benefícios para a operação de motores elétricos em diversos tipos de aplicações. Alguns dos principais são:
- Um conversor do tipo vlt permite que a velocidade do motor elétrico seja ajustada de forma precisa e suave, resultando em um controle mais preciso sobre o processo de produção e melhora a eficiência energética.
- São capazes de ajustar a velocidade do motor elétrico conforme as necessidades do processo, o que reduz o consumo de energia e os custos operacionais.
- O uso de inversor de frequência diminui o desgaste mecânico nos equipamentos, pois a partida suave e a operação controlada minimizam o impacto mecânico e o desgaste prematuro das peças.
- O bom controle da velocidade dos motores elétricos através dos inversores de frequência reduz o ruído gerado pelos equipamentos durante a operação, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e agradável.
- Com a redução do desgaste mecânico e a operação controlada que citamos acima, a vida útil dos equipamentos é prolongada, dispensando a necessidade de muitos custos de manutenção e substituição.
- Como diz uma empresa de inversor de frequência, o aparelho permite que os equipamentos sejam adaptados para diferentes aplicações e processos, possibilitando maior flexibilidade na operação.
Inversores de Frequência na Tecnomira
Foi possível notar que o uso de inversores de frequência proporciona diversos benefícios para a operação de motores elétricos. No entanto, para alcançar estes pontos é preciso contar com um equipamento de qualidade. Ou seja, você deve encontrar uma boa empresa com venda de inversor de frequência: a Tecnomira!
FAQ
A escolha de um inversor de frequência depende de vários fatores, tais como a aplicação para a qual ele será utilizado, a potência do motor elétrico, o tipo de carga, o ambiente de instalação, entre outros.
O inversor costuma ser empregado em setores que envolvem, automação industrial, energias renováveis, sistemas de climatização e sistemas de elevação.
Soft starter é um dispositivo eletrônico que permite controlar a partida de motores elétricos, tornando-a mais suave e reduzindo o estresse mecânico e elétrico no motor e no sistema elétrico como um todo.
No caso de comprar soft starter, as aplicações devem ter a necessidade de controlar a corrente de partida, restringindo-se mais a partidas e paradas suaves. Já o conversor de frequência é empregado quando se precisa controlar a rotação e torque do motor, entre outras variáveis.