Blog

5.00/5 (1 voto)

Saiba como surgiu e o que é controlador lógico programável

Um dos aparelhos mais usados na automação industrial é o controlador lógico programável, assim como os controles remotos para pontes rolantes, ele é capaz de realizar diversas funções durante o processo industrial o tornando mais fácil e prático. 

Mas você sabe como surgiu esse equipamento e qual sua principal função? Se não, continue a leitura e veja o que Tecnomira te contará: 

Surgimento do controlador lógico programável

Assim como diversos outros equipamentos utilizados na automação industrial, como o controle remoto para guindaste, o controlador lógico programável surgiu para atender a necessidade de deixar os processos industriais mais rápidos. 

No caso do CLP, a indústria em questão era a General Motors, que nos anos 60 buscava uma forma mais rápida e barata para realizar os processos industriais da sua linha de produção. 

O principal desafio da GM, era produzir carros de diferentes cores sem interromper a produção do modelo. Diante desse cenário, um norte-americano Richard Morley, criou o CPL, que virou um grande sucesso na General Motors e depois de um tempo, um verdadeiro sucesso em quase todas as indústrias. 

A importância da automação em indústrias, como o controle sem fio para ponte rolante é inquestionável e por isso, a criação do controlador lógico programável pode ser considerado um dos maiores marcos na automação industrial, afinal ele foi capaz de facilitar o processo de produção, reduzindo o tempo de produção e os custos com a mão de obra, além de evitar o desperdício de matéria-prima.  

O que é o controlador lógico programável?

O CLP é um equipamento eletrônico digital que possui um hardware e um software que são compatíveis com as aplicações industriais. Esse aparelho utiliza uma memória programável que tem como objetivo armazenar instruções e implementar funções específicas, ou seja, o controlador lógico programável nada mais é do que um computador programado para realizar funções durante um processo industrial. 

Diferentemente de um controle de ponte rolante, por exemplo, esse equipamento é dividido em três partes: entradas, saídas e dispositivo de programação, cada uma dessas partes é responsável por realizar uma função para que o aparelho funcione. 

Automação industrial é com a Tecnomira

O melhor lugar para encontrar equipamentos fundamentais para a automatizar sua indústria, é na Tecnomira. Buscando oferecer os melhores aparelhos para os seus clientes, a empresa preza por máxima qualidade, eficiência e variedade, por isso possui um catálogo de produtos completo, que inclui o controlador lógico programável e muitos outros, como o controlador eletrônico.