Blog
Saiba o que são as talhas
Após a Revolução Industrial, houve um grande aumento na demanda de produção de materiais e as indústrias precisaram começar a utilizar máquinas e equipamentos que dão agilidade ao processo. As talhas, por exemplo, deixam a produção bem rápida e dinâmica, aumentando a capacidade da operação e da movimentação de cargas na empresa. Para manuseá-la, os controles remotos industriais para talhas são excelentes.
Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre as talhas:
Afinal, o que são talhas?
As talhas são equipamentos simples, versáteis e de baixo custo, capazes de transportar cargas pesadas com um esforço pequeno e com muita segurança para os trabalhadores que executam essa tarefa.
Para quem trabalha no setor comercial, é normal observar a presença de talhas em oficinas mecânicas, empresas de peças, construção civil, dentre outros lugares.
As normas reguladoras
Conforme o art. 198 da Consolidação das Leis do Trabalho, a famosa CLT, o peso máximo que um empregado pode remover individualmente é de 60 kg. Há ressalvas ao trabalho de menores de idade e mulheres. Além disso, uma pessoa é vedada a demandar força muscular contínua que ultrapasse 20 kg e 25 kg para o trabalho ocasional.
Neste contexto, o transporte e a movimentação de cargas por meio de máquinas e equipamentos se torna mais do que essencial: obrigatória. No Brasil, a norma que fala sobre a segurança durante o serviço com cargas é a NR-12. Em relação ao que se aplica à OR Brasil, podemos citar, entre outros, os seguintes itens:
- Os espaços ao redor das máquinas e equipamentos devem ser adequados ao seu tipo e ao tipo de operação, de forma a prevenir a ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho;
- As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores;
- Durante o transporte de materiais suspensos devem ser adotadas medidas de segurança visando garantir que não haja pessoas sob a carga.
Os empregadores que usam pontes rolantes, talhas ou pórticos devem atender o que recomenda a Norma Regulamentadora. Isso assegura as condições mínimas de segurança aos operadores e também ao patrimônio da organização.
É aqui que entra a importância das tecnologias como controles remotos industriais para pontes rolantes e controles remotos industriais para pórticos rolantes. Esses agilizam e facilitam toda a atividade, sem contar que dá uma segurança para quem está operando.
Aplicações das talhas nas indústrias
- Monovias: empregadas principalmente quando existe necessidade de movimentação de cargas horizontalmente. As talhas de monovias podem ser retas, curvas ou mistas.
- Pequenos pórticos: quando as talhas têm duas bases verticais, com quatro rodas cada, e fixadas em uma viga horizontal. Nessa viga, a talha faz o movimento de translação. É comum em oficinas mecânicas de automóveis e em montagem de peças e equipamentos de pequeno porte;
- Guindastes de colunas giratórios: aqui, as talhas são utilizadas para movimentar cargas verticalmente, acopladas ao movimento circular do guindaste (180º a 360º). Está em grandes indústrias com sistemas de células, exemplificando.
- Pontos fixos: as talhas são utilizadas quando não há necessidade de movimentos de translação, somente os movimentos de subida/descida de cargas. A talha precisa ser resistente para suportar o peso.
Aqui, na Tecnomira, você encontra produtos que auxiliam grandemente na movimentação de cargas, por talhas ou outras máquinas. Por exemplo, os controles remotos industriais para monovias.