Blog

5.00/5 (1 voto)

Vantagens de utilizar um controle remoto via rádio em vez de uma botoeira pendente

O controle remoto industrial via rádio é uma tecnologia utilizada em gruas e outros equipamentos de elevação que permite que o operador controle a máquina à distância por meio de uma botoeira sem fio, que opera por radiofrequência. Nesse sistema, o operador segura um transmissor sem fio, e os comandos são transmitidos para a máquina por meio de um sinal de rádio.

Se está pensando em comprar controle remoto industrial, acompanhe a leitura!

Índice
  • Os benefícios do controle remoto via rádio em relação a uma botoeira pendente
  • Principais aplicações
  • Tecnomira: uma das maiores fornecedoras de controles remotos industriais do país!

Os benefícios do controle remoto via rádio em relação a uma botoeira pendente

A vantagem desse sistema é que ele permite que o operador tenha mais mobilidade do que com os controles manuais tradicionais, que normalmente exigem que o operador fique próximo à máquina para controlá-la. Com o controle remoto via rádio, o operador pode se mover ao redor da área de operação da ponte rolante ou grua enquanto a controla, permitindo que ele tenha uma visão mais clara e direta da carga e do ambiente ao redor.

Visto que o rádio controle também permite que o operador da grua, guindaste ou ponte rolante trabalhe a uma distância segura da carga, o risco de acidentes diminui. Além disso, como a tecnologia é sem fio, não há cabos ou fios que possam atrapalhar ou se enroscar durante a operação da grua.

No geral, o controle remoto via rádio é uma tecnologia útil e segura para operações de levantamento de cargas em canteiros de obras e outros locais onde as gruas e guindastes são utilizadas. Os benefícios de uso resultam em um processo mais eficiente e produtivo.

Principais aplicações

Como dissemos, o rádio controle remoto industrial é amplamente utilizado em diversas aplicações de elevação e movimentação de carga. Algumas delas são:

Construção civil

O dispositivo é frequentemente utilizado em gruas e outras máquinas de elevação em canteiros de obras, como guindastes e pórticos. Afinal, permite que os operadores controlem a máquina a partir de uma distância segura, como explicado ao longo do texto, e em diferentes posições, melhorando a segurança e a eficiência das operações.

Manutenção e reparo de equipamentos

O controle remoto industrial também é utilizado em atividades de manutenção e reparo de diversos equipamentos pesados, que necessitam de máquinas de elevação seguras para movimentá-los. 

Movimentação de cargas pesadas

Cargas pesadas estão em outros setores além da construção civil. Portanto, o controle é usado também em indústrias como petróleo e gás, mineração e siderurgia. Seu objetivo é reduzir ao máximo o risco de danos à carga ou às instalações.

Grandes eventos

Eventos como shows e festivais empregam o equipamento, visto que precisam para levantar e posicionar equipamentos de som e iluminação. Sua principal vantagem, nesse caso, é alcançar locais de difícil acesso.

Tecnomira: uma das maiores fornecedoras de controles remotos industriais do país!

A Tecnomira fornece soluções personalizadas para cada cliente na área de automação industrial. Aqui, você encontra preço de controle remoto industrial e produtos de alta qualidade!

FAQ

O que seria botoeira pendente?

Trata-se de um tipo de controle remoto que consiste em uma unidade de controle portátil que é conectada à máquina por meio de um cabo.

Quais as vantagens de utilizar controle remoto industrial via rádio?

Um controle remoto industrial via rádio pode melhorar a segurança, mobilidade, precisão, eficiência, conforto, flexibilidade e adaptabilidade no local de trabalho, tornando-o uma opção atraente para muitas empresas e setores industriais.

O que é grua?

Uma grua é uma máquina utilizada para levantar e movimentar cargas pesadas em construções civis, industriais, portos, estaleiros e outros locais.

Qual o valor de um rádio controle remoto industrial?

O preço varia conforme diversos fatores, como o tipo de máquina ou equipamento que será controlado, o número de canais e funções disponíveis no controle remoto e a tecnologia utilizada.