Blog

5.00/5 (1 voto)

Veja como fazer análise de risco na prática

A análise de risco tem como principal objetivo identificar imprevistos ou problemas que podem prejudicar diretamente o andamento da sua empresa. A estratégia utilizada durante esse processo observa questões operacionais (funcionamento de equipamentos, como os inversores de frequência danfoss e da equipe), financeira, estratégica e outras. 

Para aprender a realizar uma análise de riscos na prática, continue a leitura e confira as dicas que a Tecnomira separou para você:    

Quais são as etapas?

O primeiro passo para uma análise bem sucedida e para garantir que os controles remotos para pontes rolantes estejam funcionando corretamente incluem seguir as etapas do processo, que incluem: 

  1. Análise criteriosa do projeto realizado;
  2. Identificação dos riscos naquele ambiente;
  3. Análise quantitativa e qualitativa dos riscos que foram identificados;
  4. Definição das ações para diminuir tais riscos;
  5. Acompanhamento e monitoramento do projeto durante a implementação de tais ações;
  6. Avaliação dos erros cometidos durante a execução para evitar que eles ocorram novamente. 

Quais são as técnicas?  

Além das etapas que compõem esse processo, são utilizadas algumas técnicas que podem ajudar. Essas técnicas podem ser aplicadas independentemente do setor que a empresa se encontra e do que será analisado, desde os equipamentos industriais, como um controlador eletrônico, até ao setor administrativo de uma multinacional. A diferença entre os processos será exatamente o que será analisado. 

Conheça as duas principais técnicas:

PMBOK (Project Management Body of Knowledge)

Também conhecido como Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos, o PMBOK, consiste em diretrizes e regras que todos da empresa seguem, com objetivo de padronizar a gestão do projeto e facilitar o momento da análise e monitoramento dos resultados.  

APR (Análise Preliminar de Risco)

A APR é uma das principais estratégias utilizadas nas primeiras fases do projeto, já que será responsável por antecipar possíveis problemas e classificar o projeto como baixo, médio ou alto risco. 

Ela pode ser comparada a uma manutenção preventiva que é realizada em um rádio controle remoto industrial, para que os problemas não prejudiquem diretamente a empresa.  

Quais são as ferramentas utilizadas?

Existem também algumas ferramentas que são fundamentais para que a análise de risco saia como esperado, as mais conhecidas são a FMEA – Análise dos Modos de Falha e Efeitos e o Check list. 

A FMEA é muito importante em análises realizadas nos processos industriais, que incluem equipamentos específicos como o anemômetro externo, e tem como objetivo fazer com que os funcionários da empresa entendam a confiabilidade do projeto e assim possam diminuir as chances de riscos durante o processo operacional. 

Já o check list, consiste em uma lista que pode ser escrita, impressa ou online, com as ações que serão tomadas. Conforme essas ações são realizadas, ela é marcada com um x para passar para a próxima, isso garante que nenhuma delas será esquecida. 

Conte com a Tecnomira</h2> 

Sabendo como realizar uma análise de risco na prática, conte com a Tecnomira para garantir equipamentos que não irão te causar nenhum problema e atrapalhar a produtividade da empresa. 

Somos especializados na venda de controles remotos industriais, anemômetros, sensores de velocidade, inversores de frequência e muito mais.