Orçamento Rápido

    ||

    Blog

    5.00/5 (1 voto)

    Aprimoramento na segurança e desempenho de pontes e pórticos industriais

    Em muitas indústrias, especialmente as pesadas, é comum o uso de pontes e pórticos industriais para levantar e movimentar cargas. Garantir que esse trabalho seja eficiente e seguro é sempre um desafio. É aí que entram as novas tecnologias.

    Você provavelmente já ouviu falar de pontes rolantes e pórticos industriais. Eles são usados para suspender cargas usando cabos, mas às vezes as cargas podem balançar, o que é perigoso e pode até danificar o equipamento

    A solução para isso é usar um conversor de frequência para controlar o movimento do motor elétrico, garantindo maior segurança e eficiência. 

    A Tecnomira criou um artigo muito interessante sobre este assunto. Leia o texto completo!

    Controle de frenagem, armazenagem de energia e muito mais

    Os conversores de frequência oferecem recursos que aprimoram o desempenho de maneiras diferentes. Confira algumas: 

    Função Anti-Balanço 

    A função anti-balanço atua para manter a carga estável e evitar oscilações. Isso não só melhora a segurança, mas também reduz o tempo necessário para completar uma tarefa, o que aumenta a produtividade. Além disso, não é preciso ter habilidades especiais para operá-la. Essa função evita o movimento pendular da carga suspensa, o que torna a operação do equipamento mais segura.

    Com essa proteção é possível prevenir acidentes de trabalho causados por colisões entre a carga e estruturas no ambiente, bem como proteger os colaboradores da empresa.

    Proteção contra Cabo Frouxo

    Essa função protege a operação ao evitar que o cabo de aço saia da ranhura do tambor, o que reduz a necessidade de manutenção e minimiza o tempo de parada das pontes e pórticos industriais.

    Sistema Anti-queda

    Essa função protege a carga caso haja uma falha no sistema de freio mecânico. Mesmo se o freio falhar, a carga não cairá. Isso garante maior segurança durante a operação, prevenindo acidentes de trabalho.

    Sistema inteligente contra falha de encoder 

    Sistema preparado para o caso de haver alguma falha no dispositivo de feedback (encoder) a ponte rolante não para, aumentando a disponibilidade do equipamento e proporcionando a programação da manutenção.

    Balança Eletrônica

    Possui um sistema que estima a carga na ponte e pórticos industriais.

    Sensores Inteligentes

    Esse recurso detecta o sentido do movimento e reduz a velocidade apenas quando necessário, o que aumenta a produtividade do equipamento.

    Controle Avançado de Posição

    Sistema que controla o motor em velocidade zero com torque máximo, acionando o freio estacionário somente após a completa parada. Este sistema reduz o número de acionamentos do freio mecânico aumentando a vida útil do freio e componentes eletromecânicos. Este recurso proporciona uma redução na manutenção e incrementa a disponibilidade das pontes e pórticos industriais.

    Controle do freio mecânico avançado

    Esse sistema evita que a carga sofra impactos no início e no fim do levantamento. Para o movimento vertical, existem rampas de torque suaves que garantem que a carga seja manuseada, parada, levantada e baixada de forma segura o tempo todo.

    Tipos de equipamentos atendidos atendidos:

    • Ponte rolante
    • Pórtico rolante montado sobre trilhos
    • Pórtico rolante montado sobre pneus de borracha
    • Grua para construção
    • Entre outros

    Conte com a Tecnomira

    A Tecnomira é especializada em sistemas de movimentação de carga, como pontes rolantes, pórticos e equipamentos similares. Se você está buscando um inversor de frequência, conheça as nossas soluções:

    Vacon® 20

    A linha Vacon® 20 vem repleta de funcionalidades e possibilidades para levar qualquer controle de máquina a um nível completamente novo. O tamanho compacto, em combinação com uma ampla gama de potências é a base, mas as possibilidades do VACON® 20 não param por aí. 

    Sua funcionalidade de PLC integrada, uma das mais flexíveis do mercado, faz com que este produto se adapte a qualquer tarefa e traga economia de custo para o usuário, além de ser dedicado para  aplicações de baixas potências em pontes rolantes e talhas de manutenção, e elevadores.

    A linha Vacon ® 20 atua com capacidade de até 18,5 KW e com tensões de 200-240V monofásico e trifásico e com tensões de 380V-480V.

    Para aplicações com potências maiores ou funções especiais, veja a linha Vacon 100 ou Vacon NXP.

    A linha Vacon® 100 

    São ideais para economizar energia, otimizar o controle de processo e melhorar a produtividade. Eles foram projetados para multiuso e ao mesmo tempo são de fácil operação pelo usuário.

    VACON® 100 é uma linha de produtos inovadores e confiáveis de alta qualidade. São adaptados para uma ampla variedade de aplicações de torque constante ou torque variável, incluindo bombas, ventiladores, compressores, além de pontes rolantes, talhas, elevadores,etc.

    A linha VACON® 100 está disponível com capacidade de força total de até 800 kW e tensões até 690V.

    Para aplicações mais leves ou com funções especiais, veja a linha Vacon 20 ou a Vacon NXP.

    Linha Vacon® NXP

    VACON® NXP é um conversor de frequência especial refrigerado a ar para uso em todas as aplicações onde são necessárias confiabilidade, alto desempenho, precisão e potência. 

    Com segurança de funcionamento aprimorada, amplas aprovações em vigor e ferramentas de manutenção abrangentes, você pode estar certo de que seus conversores Vacon fornecerão o melhor controle possível e irão garantir alta qualidade operacional além de suas funções especiais e dedicadas para pontes rolantes e elevadores.

    Estes conversores estão disponíveis em uma faixa de 0,55 kW até 2000 kW e com tensões até 690V.

    Para aplicações mais leves, veja a linha Vacon® 20 ou a Vacon® 100.