Blog
A funcionalidade das pontes rolantes
As indústrias estão sofrendo mudanças gigantes e positivas ao longo dos últimos anos. O emprego de tecnologias visa o maior controle de processos e máquinas, otimizando linhas de produção e reduzindo riscos. Um item importante que faz parte dessa evolução é a ponte rolante, manuseada por controles remotos industriais para pontes rolantes.
Sintetizando, a ponte rolante é uma máquina usada para movimentar e elevar cargas, que não conseguem ser movidas por meio de força manual. Ela é composta, em resumo, por uma viga, um carro, uma talha e uma estrutura metálica horizontal. O desenvolvimento da ponte é baseado no suporte de pesos diversos.
As pontes rolantes se movimentam sobre trilhos, sustentados em vigas de rolamento. A carga de elevação, por sua vez, é cerceada unicamente pelo vão do equipamento, comprimento do caminho de rolamento e altura de elevação.
O equipamento pode ser manuseado com o auxílio de um controle remoto para ponte rolante. Assim, o trabalho fica muito mais fácil.
Onde as pontes rolantes são aplicadas?
São inúmeros os segmentos industriais que aplicam as pontes rolantes em seus processos de produção. Os principais são: mecânico, metalúrgico, automotivo, químico, siderúrgico e minerador.
Indústrias plásticas e ferroviárias também costumam usar bastante o equipamento.
Pois bem, deu para notar a importância das pontes para as áreas de fabricação. E isso não é à toa: essas máquinas auxiliam grandemente no deslocamento de matéria-prima, cargas e produtos durante a produção, armazenagem e expedição.
O uso de pontes rolantes e suas vantagens
As pontes rolantes são capazes de alavancar a produtividade de uma companhia, bem como a agilidade, otimização do tempo, economia e praticidade, uma vez que elas são assistidas também por inversores de frequência.
Além disso, esses equipamentos suportam cargas grandíssimas e realizam a movimentação de maneira estável, suave e segura.
O uso de ponte rolante também dispensa as despesas com gás, motorista operador e constantes manutenções. Ainda conserva o chão de fábrica, sem interferir no espaço interno.
Do que é constituída uma ponte rolante?
A viga, a talha e o carro, citados acima, são os principais elementos constituintes de uma ponte rolante. Muitas vezes, os drives (inversores de frequência) e os anemômetros também são aplicados.
Para sua instalação, é preciso apoio de sustentação para os trilhos e caminho de rolamento ou a personalização em locais onde não há esses acessórios.
As pontes podem contar com carros principais e auxiliares, dependendo da atividade que se deseja fazer. Já a elevação é possível de ser feita por meio de cabos de aço ou correntes.
Conte com a tecnologia da Tecnomira!
A Tecnomira apresenta variados e ótimos modelos de controles remotos industriais que te ajudam a aumentar a produtividade e segurança das operações. Confira nossas diversas possibilidades!