Blog
Indústrias: saiba como diminuir o risco de explosão
As instalações, logística, condições das máquinas e equipamentos em processos industriais, como armazenagem, manuseio, transporte de produtos, devem ser acompanhadas com rigor para prevenir danos graves ao espaço físico e aos colaboradores. Afinal, em diversos setores há grandes chances de explosão por um simples descuido.
Para se ter uma ideia, companhias atuantes nas áreas de fios e cabos, produtos farmacêuticos, resinas, tintas, produtos de limpeza, entre outras, precisam monitorar periodicamente seus processos, segundo o CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas).
Veja a seguir como reduzir o risco de explosão em uma empresa!
Conhecer os riscos e possíveis causas de explosão
O primeiro passo para se ter um local de trabalho protegido contra incêndio e explosões é identificar os principais pontos de perigo e tratá-los como necessário. Abaixo, listamos etapas a serem observadas:
- PPCI – plano de prevenção e combate a incêndio permite a classificação da área e a aquisição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros Local;
- Analise de Risco das áreas da planta – é uma análise que possibilita refinar as ações em busca do melhor sistema de proteção a ser aplicado. Exemplificando, áreas de riscos elétricos, como subestações, salas elétricas, áreas de restaurantes, cozinhas, entre outras. Cada categoria de ambiente demanda um sistema de proteção;
- Estudo de Classificação de área para riscos elétricos – o principal tópico, pois se remete ao risco de explosões em áreas de produção, manipulação ou armazenamento de produtos combustíveis. Como exemplo disso, faíscas podem ser criadas por equipamentos em geral, causando explosões ao entrar em contato com o pó suspenso gerado pela manipulação de grãos. Este estudo visa a correta aplicação de dispositivos elétricos, como motores, tubulações, luminárias e botoeiras. Aqui, pode ser indicado o uso de rádio controle remoto industrial.
- Projeto Executivo de implantação dos sistemas de proteção – plano a ser feito quando falamos em proteção contra incêndio e explosões. Com base no PPCI e demais estudos acima listados, estabelece em detalhes a solução adequada para cada área, atendendo à legislação aplicável.
Fazer a manutenção preventivas de equipamentos
É fundamental que todos os equipamentos sejam monitorados para assegurar que eles estejam em perfeitas condições para uso. A melhor forma de se proteger contra incêndio e explosão, é praticando a manutenção preventiva dos sistemas. Cada um deles possui um roteiro específico de inspeções e testes.
Investir em segurança
Sem dúvidas, uma das mais poderosas ações para prevenir acidentes, incluindo incêndio ou explosão. A medida engloba a aquisição de soluções dedicadas de proteção, por exemplo, equipamentos, sensores, detectores, extintores, protetores, alarmes, mangueiras e bombas de hidrante. Além disso, vale a pena investir em controle remoto industrial à prova de explosão. Assim, é possível promover a segurança do local.
Aqui, na Tecnomira, oferecemos soluções excelentes de automação industrial, que ajudam bastante a evitar acidentes. Além dos controles, temos conversor de frequência, anemômetro digital e outros equipamentos de altíssimo nível.