Blog
Saiba qual a importância do anemômetro na indústria
Por acaso, você já andou pela rua, sentiu uma forte rajada de vento e chegou a se perguntar a qual velocidade foi atingido? Talvez seja um pouco difícil imaginar o fato de mensurar a velocidade de algo que não podemos ver. No entanto, saiba que há um dispositivo que consegue medir a rapidez com que o vento se desloca: o anemômetro.
Entretanto, como será que esse instrumento realiza essa aferição? Afinal, o vento só é perceptível aos olhos quando ele consegue deslocar algum objeto, mas mesmo com esse fato, fica difícil dizer quão rápido ele está. Essa é a questão que abordaremos hoje, além de citar a importância do anemômetro na indústria.
Como o anemômetro trabalha?
Não há apenas uma categoria de anemômetro no mercado, mas praticamente todos seguem o mesmo princípio. Podemos nos basear em um dos mais tradicionais para entender: o anemômetro de concha.
Ele é composto por três ou quatro dispositivos acoplados a um eixo giratório. Cada uma dessas conchas fica apontada para uma das direções do vento, para que independente do lugar que ele estiver vindo, o anemômetro externo consiga captar a sua intensidade.
Em determinado momento, quando o vento atinge o anemômetro, ele começa a girar, a partir do sentido que o ar está vindo. A velocidade dos giros é transmitida por um sensor eletrônico, que transforma pulsos elétricos em informação para a visualização humana, normalmente em metros por segundo (m/s).
E qual é a importância do anemômetro para a indústria?
O anemômetro funciona como um sensor de velocidade, sendo extremamente importante para a área industrial, principalmente em obras e construções. Esse instrumento, mesmo que indiretamente, pode evitar muitos acidentes e salvar muitas vidas.
No quesito de segurança, o grande aliado dos anemômetros são os controles remotos industriais, que permitem a ação segura de parar de operação, quando alertada pelo excesso de velocidade de vento e podendo gerar risco aos trabalhadores.
Para os operadores de grua, o trabalho em altura é algo corriqueiro. Operar uma máquina estando a 200 metros de distância do chão não é novidade para esses trabalhadores. Com um anemômetro instalado, o operador é indicado quando o vento está muito forte.
Se a velocidade ultrapassar 42 quilômetros por hora, deve-se emitir um alerta de segurança, e, acima de 70 quilômetros por hora, o trabalho deve ser paralisado, por questões de segurança.
Para trabalhar com segurança, contate a Tecnomira
A segurança é um fator primordial na indústria. Utilizar os equipamentos corretos é um ato que representa prezar pela própria vida e de todos ao redor.
A Tecnomira, especializada em anemômetro, controles industriais, inversores de frequência e muitos outros produtos, está preparada para atender os clientes com as melhores soluções de segurança e qualidade produtiva do mercado. Não perca tempo e consulte nossas opções.