Orçamento Rápido

    ||

    Blog

    5.00/5 (1 voto)

    Conheça os tipos de anemômetros

    Você já ouviu falar do anemômetro? Esse dispositivo é o responsável por fazer a aferição da velocidade do vento. Um anemômetro pode ser muito útil no meio industrial, pois a intensidade do vento pode influenciar em projetos de construção civil, ou qualquer outra atividade laboral.

    No entanto, poucos sabem da utilidade do anemômetro, sabem menos ainda que existem vários tipos desse instrumento no mercado. Todos têm a mesma finalidade, mas podem trabalhar de maneiras diferentes. Hoje mostraremos quais são os anemômetros disponíveis e as suas especificidades.

    Anemômetro de concha

    Esse aparelho é um anemômetro convencional, o mais tradicional. Sua física é simples, assim como a sua compreensão.

    Esse é um anemômetro externo, muito indicado em áreas industriais, geralmente para trabalhos em alturas. Ele fica em um mastro, que contém um eixo giratório. Nesse eixo, estão fixados três ou quatro objetos, em formato de concha, com cada um deles apontando para uma direção específica, para detectar com mais facilidade o impacto do vento.

    Quando o ar começar a se movimentar, o anemômetro irá começar a girar no sentido do seu deslocamento. Quanto mais rápido for o giro das conchas, mais intenso está um vento. Basicamente, é um sensor de velocidade

    É sempre bom lembrar que, em casos de trabalho em altura, como em pórticos ou guindastes, sugere-se o uso de controles remotos industriais, para facilitar o uso e a segurança.

    Anemômetro de hélice

    Esse anemômetro digital é um dos mais precisos do mercado. Além da alta assertividade, o equipamento é útil para diversas áreas, não só a industrial. E o melhor de tudo: ele é prático; por ser relativamente pequeno, pode ser carregado para diversos locais e utilizado em qualquer ocasião.

    O anemômetro de hélice funciona como um catavento. Quando o vento faz a hélice girar, os fios internos iniciam um processo de cálculo da velocidade, apresentando-a ao usuário, geralmente em metros por segundo.

    O cálculo para converter metros por segundo para quilômetros por hora é simples: basta multiplicar o valor apresentado por 3,6 e já terá o resultado.

    Anemômetro ultrassônico

    Esse é talvez o mais difícil de compreender. Ele possui quatro sensores, sendo dois receptores e dois transmissores. Um sensor fica apontado para o outro, um transmite e o outro recebe, e vice-versa.

    Quando as ondas ultrassônicas estão sendo transmitidas e o vento passa por ela, os sensores captam a intensidade com que esse ar está transitando. Com esse sinal, o anemômetro calcula essa velocidade e transmite a quem está verificando.

    Os melhores anemômetros estão na Tecnomira

    Na indústria, o anemômetro pode garantir a segurança de muitos trabalhadores. A melhor garantia de segurança é oferecida pela Tecnomira. Produzimos nossas ideias com o máximo de qualidade para o seu trabalho.

    Além dos anemômetros, a Tecnomira é especializada em controles remotos industriais e  inversores de frequência. Não deixe de conferir nossos produtos que te garantirão qualidade de serviço e segurança de sobra.