Blog

5.00/5 (1 voto)

A versatilidade que a EEPROM removível traz à operação

EEPROM é a sigla em inglês para “Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory”. Podemos traduzir como memória somente de leitura programável e apagável eletricamente, que é um tipo de memória não volátil, capaz de ser programada e apagada eletricamente. É um modelo amplamente usado em eletrônicos para armazenar dados que precisam ser mantidos mesmo quando a energia é desligada.

Uma EEPROM removível, portanto, pode ser facilmente removida de um dispositivo, permitindo que os dados armazenados nela sejam transferidos para outro local. Isso pode ser útil em situações em que você deseja fazer backup de dados importantes ou transferi-los para um dispositivo diferente.

Índice
  • Operações industriais: como o cartão de memória removível auxilia?
  • Demais benefícios do sistema
  • EEPROM removível em equipamentos da Danfoss

Operações industriais: como o cartão de memória removível auxilia?

A EEPROM removível, que integra muitas vezes o sistema de rádio controle remoto industrial, oferece algumas vantagens importantes em operações industriais, sendo a versatilidade uma das principais.

Como a EEPROM é programável, é possível alterar as configurações de um dispositivo eletrônico simplesmente reprogramando-a. As configurações podem ser facilmente transferidas entre dispositivos com a mesma configuração e comandos, permitindo uma maior flexibilidade no processo de produção.

Nesse caso, há total segurança, visto que os dados críticos são facilmente copiados e armazenados em um local seguro, o que pode ser importante em situações em que a perda dessas informações tem impacto significativo nas operações. Sem falar que os dados importantes podem ser facilmente restaurados em caso de falhas de equipamento ou outras emergências.

Demais benefícios do sistema

Entre os benefícios, ainda podemos citar:

Facilidade de manutenção

A EEPROM removível permite que os dados sejam facilmente transferidos de um dispositivo para outro que tenha a mesma configuração e comandos, o que é útil em situações em que um equipamento precisa ser substituído ou reparado. Assim, a manutenção reduz o tempo de inatividade, tendo um impacto significativo na produtividade.

Redução de custos

Como a EEPROM removível aceita substituição fácil e rápida de dispositivos eletrônicos, isso pode ajudar a reduzir os custos associados à manutenção e reparo de equipamentos. Além disso, a flexibilidade de configuração pode ajudar a reduzir os custos de produção, possibilitando que os dispositivos sejam adaptados às necessidades específicas de cada processo.

EEPROM removível em Controles Remotos da Danfoss

A Danfoss é líder global no fornecimento de tecnologias e busca atender à crescente demanda do setor industrial com uma ampla gama de produtos. 

Seus Controles Remotos utilizam EEPROM’s removíveis, tanto no transmissor quanto no receptor, permitindo a configuração rápida de um transmissor sobressalente. Ou seja, na hipótese de um transmissor ser completamente destruído, na substituição pelo sobressalente, é possível copiar a EEPROM do receptor.

A Tecnomira é uma distribuidora autorizada da Danfoss e, por isso, é destaque no país quando falamos em controles remotos industriais. Aqui, também disponibilizamos outros produtos, como conversor de frequência e controlador eletrônico. Confira!

FAQ

O que é o receptor do controle remoto industrial?

O receptor do controle remoto industrial é um dispositivo eletrônico que recebe os sinais do transmissor de um controle remoto e converte-os em comandos.

Quando o EEPROM se torna necessário?

A utilização do EEPROM é necessária quando eletrônicos precisam armazenar dados que devem ser mantidos mesmo quando a energia é desligada.

Por que os controles remotos com EEPROM são importantes?

O controle remoto industrial com este sistema implantado é uma solução conveniente para a configuração rápida de um transmissor reserva quando o transmissor principal fica defeituoso ou é perdido.

Qual a função da memória removível?

A principal função consiste em armazenar os códigos e comandos dos Transmissores gravados de forma criptografada.