Blog

[star_rating_webfoco id="2193"]

Pontes rolantes e acidentes: como os controles remotos podem evitar

As pontes rolantes são estruturas comuns nas indústrias, uma vez que servem para levantar e movimentar cargas pesadas. No entanto, é importante estar atento no seu uso, já que as pontes podem causar acidentes por diversas razões. O controle remoto industrial para ponte rolante é uma das maneiras de deixar a operação mais segura.

Continue lendo o blog da Tecnomira para saber mais sobre o assunto!

Principais motivos de acidentes em pontes rolantes

De acordo com um estudo realizado pela Konecranes Training Institute com os dados da Ocuppation Safety and Health Administration observando os acidentes em pontes rolantes durante dez anos, a maioria resultou em esmagamento pela carga (sendo que 33,8% levaram à morte e 36,8% geraram danos físicos).

Infelizmente, acidentes com pontes rolantes podem acontecer se os operadores não tomarem cuidado e se a máquina não estiver nas melhores condições. As causas são várias, como:

  • queda de cargas;
  • colisões;
  • sobrecarga;
  • mal posicionamento dos elementos;
  • ruptura dos cabos.

Como o controle remoto industrial para ponte rolante pode ajudar?

Deixar as operações nessas estruturas mais seguras é fundamental para evitar acidentes, entre outros transtornos. O controle remoto ponte rolante pode ajudar nesta questão!

Por se tratar de um dispositivo tecnológico, consegue otimizar a operação. O responsável por comandar a ponte rolante utiliza o controle remoto industrial para operar com mais precisão. À distância, o operador possui uma melhor observação da carga se movimentando, além de estar mais seguro. 

E as vantagens de utilizar controles remotos para pontes rolantes não param por aí. A facilidade na operação proporcionada pelo aparelho é outro ponto de destaque. Resumindo, a produtividade se eleva com o uso dos controles.

No entanto, é importante que você escolha controles que contem com qualidade e tecnologia avançada, como o controle remoto Danfoss

Outras formas de prevenção de acidentes

Além de utilizar controle para ponte rolante, anticolisão e outros dispositivos, é preciso verificar as questões técnicas da ponte. A Norma Regulamentadora Nº11 estabelece os requisitos necessários para “Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais”. 

Os responsáveis pelas indústrias que utilizam pontes rolantes devem estar por dentro das regras, garantindo a segurança dos funcionários. Fazer uma verificação de alguns pontos da estrutura é uma medida extremamente essencial, por isso analise:

  • se a ponte rolante está fazendo algum ruído estranho;
  • se os freios, botão de emergência, sirene e outros estão funcionando corretamente;
  • se os cabos estão em boas condições;
  • se há elementos soltos ou fora do lugar.

Esses são apenas alguns detalhes técnicos que devem ser analisados, ainda há muitos outros. Também é válido ressaltar que os profissionais que operam a ponte rolante devem ser treinados para a função.

Conte com a Tecnomira!

Na Tecnomira, você encontra os melhores dispositivos para otimizar processos industriais. Além de controles, oferecemos anemômetros, controladores, inversores de frequência e muito mais!

Distribuímos controles remotos Danfoss Power Solutions Remote Control com exclusividade no Brasil. Conte com a Tecnomira!