Orçamento Rápido

    ||

    Blog

    5.00/5 (1 voto)

    Tipos de pontes rolante e suas aplicações

    A movimentação de cargas em empresas é essencial e estratégica, visto que fomenta a organização da cadeia produtiva nesses espaços. Neste contexto, estão os controles remotos industriais para pontes rolantes e as próprias pontes rolantes, que costumam ser equipamentos de grande porte, com elevada capacidade de transportar carga. Elas são projetadas para realizarem deslocamentos nos sentidos horizontal, vertical e diagonal.

    Acompanhe a leitura e veja as principais tipologias de pontes rolantes e suas aplicações:

    Ponte rolante uni-viga

    Como o próprio nome sugere, a ponte rolante uni-viga tem apenas uma viga e costuma ser formada por duas cabeceiras e um ou dois carros trolley, que dão sustentação para as talhas. Ela consegue realizar movimentos tanto na horizontal quanto na vertical e são empregadas em vários locais, como em depósitos de empresas, marmorarias, abastecimento de serraria, dentre outros.

    Ponte rolante bi-viga

    As pontes rolantes bi-viga contam com a duplicidade de vigas que possibilita o carregamento e o movimento de cargas ainda mais pesadas. São bastantes parecidas com os equipamentos uni-viga, no entanto, conseguem ter uma potência maior em relação ao peso. 

    Mesmo assim, sua implementação é fácil e o manuseio simples e seguro. Especialmente quando se tem em mãos controles remotos industriais.

    Ponte rolante dupla viga

    Esse tipo de ponte geralmente tem uma estrutura bem mais robusta em comparação com os tipos de ponte apresentados anteriormente. Elas podem atender diversas demandas do setor industrial. 

    Suas duas estruturas de apoio são extremamente resistentes e, além de darem mais agilidade e mobilidade ao serviço, aguentam pesos altos sem gerar desgaste precoce ou reduzir a vida útil do material.

    Pórticos rolantes

    Os pórticos rolantes são versões mais otimizadas de pontes rolantes, tendo seus trilhos instalados no chão. Seu emprego se dá em maior parte em espaços abertos, mas também podem substituir guindastes e pontes rolantes em galpões que não apresentam estrutura para comportar esses equipamentos. 

    Os pórticos rolantes possuem uma flexibilidade maior, visto que normalmente são instalados em lugares que não tem paredes. Ademais, são excelentes no que diz respeito à rapidez na movimentação de cargas. Para facilitar e agilizar o processo, existem os controles remotos industriais para pórticos rolantes.

    Ponte suspensa

    Por serem opções com custo mais baixo, muitas empresas que precisam fazer a movimentação de carga preferem instalar as pontes suspensas, ao invés das pontes rolantes. Porém, diferente das pontes rolantes, em tais máquinas a viga principal percorre por baixo das trilhas das vigas onde fica  o caminho de rolamento.

    Na Tecnomira, temos tecnologias que auxiliam em processos de empresas e indústrias que demandam a locomoção de carga, como os controles remotos industriais para monovias e o conversor de frequência.