Orçamento Rápido

    ||

    Blog

    5.00/5 (1 voto)

    Anemômetros: tudo o que você precisa saber

    Que o anemômetro é um instrumento para medir a velocidade do vento, você provavelmente já deve saber. Agora, sabia que ele desempenha uma função importante em diferentes áreas de atuação?

    Sim, podemos encontrar esse aparelho não só na construção civil, mas também na aviação, meteorologia, indústria, entre outras. O termo “anemômetro” tem origem grega, sendo composto pelas palavras “anemos”, que significa vento, e “metron”, medida. Ou seja, é um aparelho responsável pela medição do vento.

    Se você se interessa por esse assunto, chegou ao lugar certo. A Tecnomira apresenta neste artigo informações sobre como funciona, para que serve, como escolher, cuidados na manutenção e as curiosidades sobre anemômetros.

    Boa leitura!

    Para que serve um anemômetro?

    Como já mencionado, o anemômetro é importante em diversas áreas, sendo usado para diferentes propósitos. Conheça seus benefícios para diferentes áreas:

    Meteorologia 

    É responsável por medir a velocidade e a direção do vento, fornecer dados para a previsão do tempo e permitir o monitoramento contínuo das condições climáticas.

    Aviação

    Fornece informações sobre a velocidade do vento em relação à aeronave. Essas informações são vitais para planejar rotas, calcular o consumo de combustível e determinar a velocidade de decolagem e pouso.

    Energia eólica

    Mede a velocidade do vento em locais onde estão instalados aerogeradores. Esses dados são essenciais para avaliar a eficácia de projetos de energia eólica e otimizar a operação dos aerogeradores.

    Construção civil 

    Em obras de construção civil que envolvem trabalhos nas alturas, as condições climáticas representam um risco para os trabalhadores. Nesse caso, o anemômetro é usado para que as equipes possam monitorar as condições climáticas em tempo real, permitindo que medidas preventivas sejam usadas para evitar acidentes e lesões graves.

    Normalmente, o dispositivo é instalado na grua ou guindaste.

    Como escolher um anemômetro

    Na hora de escolher um anemômetro, é preciso considerar vários fatores, como onde será utilizado, qual o propósito e qual o nível de precisão necessário. Também é importante pensar no tipo mais adequado para a tarefa em questão.

    Para aplicações mais simples, como medições pontuais de velocidade do vento, um anemômetro de copo pode ser suficiente. No entanto, para aplicações mais complexas, como construções civis ou projetos de energia eólica, é recomendado o uso de dispositivos mais avançados, como os de hélice.

    Outro ponto a ser considerado é a faixa de velocidade que pode ser medida. Alguns só conseguem medir até certo ponto, enquanto outros podem medir ventos muito fortes. Portanto, escolher um anemômetro que seja adequado para o local de uso fará toda a diferença.

    Cuidados e manutenção de um anemômetro

    Assim como qualquer dispositivo de medição, o anemômetro precisa de cuidados e manutenção adequados para assegurar sua precisão e durabilidade. É necessário seguir as orientações do fabricante sobre limpeza, calibração e armazenamento.

    Além disso, é importante protegê-lo contra condições climáticas extremas, como chuvas intensas, ventos fortes e temperaturas extremas. Se o anemômetro for usado em ambientes agressivos, como locais com alta concentração de poeira ou produtos químicos, é recomendável fazer uma limpeza mais frequente e usar capas de proteção.

    Curiosidades sobre o anemômetro

    O anemômetro tem uma história antiga. Os primeiros dispositivos para medir o vento surgiram há mais de 2.000 anos na Grécia Antiga. Já os aparelhos modernos, como os que usamos hoje em dia, só começaram a ser desenvolvidos a partir do século XVII.

    Com a tecnologia avançada dos novos aparelhos, eles são usados no mundo todo e desempenham uma função de extrema importância para a segurança e a qualidade do trabalho de diferentes profissionais.

    Anemômetro na Tecnomira

    A Tecnomira, uma das líderes do país no fornecimento de dispositivos para o setor industrial, disponibiliza anemômetros com fio ou sem, displays, com saídas em pulso, alarme sonoro e outras características. 

    Confira nossos modelos agora mesmo. Também trabalhamos com rádio controle remoto industrial, conversor de frequência e controlador eletrônico. Entre em contato para descobrir qual é a melhor opção de medidor de velocidade do vento para o seu caso. 

    Nossa equipe de especialistas trabalha para garantir eficiência e assegurar que os cuidados com segurança e qualidade sejam respeitados.

    Quais são as aplicações do anemômetro industrial?

    Os anemômetros são amplamente utilizados em várias áreas, como meteorologia, aviação, agricultura, construção civil, parques de diversões, entre outras.

    Qual a função do sensor do anemômetro?

    O sensor é responsável por detectar a velocidade de rotação do eixo e, então, converter essa informação em uma medida da velocidade do vento.

    Quais são as principais vantagens de utilizar este dispositivo?

    Entre as principais vantagens de usar o dispositivo, podemos destacar o fato de  medir a velocidade do vento com precisão e confiabilidade, auxiliando na segurança do local.