Orçamento Rápido

    ||

    Blog

    5.00/5 (1 voto)

    Entenda o que significa shiploader

    Desde os primórdios da História, a navegação marítima passa por uma constante evolução, pois demanda equipamentos cada vez mais avançados. Afinal, ela é responsável por diversas transações de produtos entre países. Nesse contexto, está o shiploader, máquina utilizada para carregar uma grande quantidade de materiais. Nela, são empregados os controles remotos industriais para shiploader.

    Afinal, o que é shiploader?

    O shiploader consiste em uma enorme máquina, usada para carregar continuamente materiais sólidos a granel. Tais como como minério de ferro, fertilizantes, carvão e grãos em navios. Essas máquinas, portanto, ficam em portos com o intuito de facilitar a abundante exportação.

    Comumente, os shiploaders são projetados para suprir as necessidades de um projeto específico. É preciso analisar requisitos como: projeto do porto, capacidade de carga, tipo de embarcação e características do material. Bem como, obviamente, legislação local e limitações orçamentárias.

    Instalações estacionárias

    Grande parte dos shiploaders são instalações estacionárias. A relativa simplicidade da estrutura, custos iniciais de aquisição e manutenção mais baixos, são as maiores vantagens desse modelo. Eles operam dentro dos limites do comprimento do cais, com o auxílio de controladores eletrônicos.

    Como trata-se de um aparelho fixo, demanda que o próprio navio seja movido e então preso em relação ao shiploader. Assim, permite o enchimento de cada um dos diferentes porões de carga. 

    Shiploader móveis

    Também existem os shiploaders móveis e os tipos padrão estão divididos em dois. O shiploader parcialmente móvel, com transporte ferroviário e o totalmente móvel, arquitetado sobre rodas. Ambos apresentam a vantagem da portabilidade de design. O instrumento para guiá-los é similar aos controles remotos industriais para pórticos rolantes.

    Eles fazem do processo de carregamento bem menos complicado em comparação ao shiploader estacionário. Os carregadores com deslocamento sobre trilhos e rodas atingem qualquer porão do navio, sem precisar que esse se mova. Isso reduz grandemente os custos operacionais na forma de tempo e mão de obra, sem falar que são comandados por controladores.

    Na Tecnomira, você encontra soluções personalizadas e qualificadas para o controle de equipamentos de movimentação, como os shiploaders! Além de produtos como anemômetros e inversores de frequência danfoss.