Blog

5.00/5 (1 voto)

O que são talhas e suas principais variações

A partir da Revolução Industrial, as empresas utilizam cada vez mais máquinas e equipamentos para agilizar os processos. Para, assim, suprir o aumento da demanda na produção de materiais. Entre eles estão as talhas, que promovem uma operação mais rápida e dinâmica através da movimentação de cargas. Os movimentos são feitos por controles remotos industriais para talhas.

As talhas são ferramentas simples, versáteis e de custo baixo, mas capazes de locomover cargas pesadas sem tanto esforço e com muito mais segurança. Tanto para o material locomovido, como para o operador.

Talhas e a CLT

Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, um empregado pode remover sozinho um peso máximo de 60 kg. Ele é vedado de demandar força contínua que ultrapassa 25 quilos para o trabalho ocasional. Ou seja, além de benéfica para a companhia, a talha se torna basilar.

No Brasil, a norma que contempla a segurança sobre o manuseio de equipamentos de cargas é a NR-11.

Talhas manuais de corrente

Nas talhas manuais, o operador puxa uma corrente de elos contínuos. Elas são bem utilizadas principalmente no setor agropecuário, pelo seu preço baixo, mas exigem um certo esforço físico para subir e descer as cargas. O funcionamento desse modelo é simples.

Ao puxar a corrente de comando, uma roda é acionada e age sobre as outras rodas dentadas ligadas a ela. Dessa forma, a carga é içada, mantendo os esforços do operador seguindo as normas de ergonomia.

Talhas elétricas de corrente

As talhas de corrente, comandadas por controlador eletrônico, contêm um sistema de segurança que previne o deslizamento de cargas e sobrecargas. Um ponto importante para a proteção dos operadores do equipamento, visto que talhas modernas, inclusive, cortam a energia caso houver algum problema.

Esse tipo de talha é acionado de maneira totalmente elétrica, simplificando a vida do funcionário e fazendo com que o movimento seja mais leve. Ele pode ser acoplado a troles manuais ou elétricos, posição fixa e em olhais soldados em vigas. Também em vigas de pequenos pórticos, movimentados por controles remotos industriais para pórticos rolantes.

Talhas elétricas de cabo de aço

Amplamente usadas no meio industrial, as talhas elétricas de cabo de aço alinham resistência com versatilidade resistentes. Mas por terem um mecanismo robusto, exigem mais segurança no momento de manutenção. Normalmente, possuem ferramentas de blindagem em seu motor que vedam a penetração de respingos de água e poeira.

Bom, além das três categorias citadas, pode-se destacar as talhas pneumáticas. Elas aproveitam a compressão do ar para a movimentação de cargas e são mais silenciosas.

As aplicações das talhas se dão comumente em pequenos pórticos, monovias e guindastes. Esse último faz uso dos controles remotos industriais para guindastes. Inclusive, você encontra diversos tipos de controladores na Tecnomira!