Orçamento Rápido

    ||

    Blog

    5.00/5 (1 voto)

    Gruas e seu manuseio por controles remotos industriais

    As gruas têm a função de viabilizar a movimentação de cargas e materiais em canteiros de obras. Conhecidas como guindastes de torre, são essenciais para o construtor que almeja uma maior produtividade. Também para situações em que há estruturas pré-fabricadas, painéis unitizados e banheiros prontos. Para auxiliar nos processos, foram desenvolvidos os controles remotos industriais para gruas.

    Por norma, é permitido o uso de controles remotos industriais apenas em gruas baixas, que não possuem cabine de comando e que substituem controles via cabo. Para gruas altas com cabines, não é possível usar os controles remotos. Acompanhe a leitura e saiba mais!

    Benefícios e funcionamento das gruas

    As empresas da construção civil percebem, cada vez mais, a importância de incorporar nos projetos equipamentos tecnológicos, principalmente em um mercado altamente competitivo. 

    Observa-se, desse modo, o aumento da utilização de equipamentos de transporte de carga, como a grua. Ela contribui no sentido de reduzir os custos das obras e cumprir prazos determinados, principalmente quando é aliada aos controles remotos industriais.

    Em um canteiro de obra, é preciso posicionar a grua em um local que permita a máxima varredura de todos os pontos necessários. O posicionamento não é flexível, pois há a necessidade de fixá-la e fazer uma fundação provisória para suportá-la durante o uso.

    Tipos de grua

     

    Grua ascensional

    A grua ascensional cresce gradativamente e precisa ser fixada em um fosso de elevador, mocheta ou abertura nas lajes destinadas a sua instalação. A cada adição de pavimentos, novos módulos estruturais são anexados. Equipamento útil para atividades de cargas mais leves, terrenos pequenos e edifícios bem verticalizados.

    Grua com torre fixa

    É o modelo mais conhecido, no qual a torre (estrutura em treliça) é fixa a uma fundação própria. A lança, que pode ter ou não regulagem de altura, permite o movimento vertical, dando flexibilidade ao transporte de cargas. É possível, também, a fixação em outros elementos como partes do edifício a construir, o que gera cargas horizontais que devem ser consideradas. 

    Grua com torre móvel

    As gruas com torres móveis são bastante úteis nas edificações mais horizontais, como centros comerciais e condomínios, por exemplo. Ficam sobre trilhos, havendo deslocamento sobre rodas da torre.

    Controles remotos para gruas

    Os controles remotos industriais são dispositivos de comando que automatizam as ações de diferentes maquinários, como a grua. Nesse caso, exercem comandos para a movimentação das cargas, melhorando o trabalho em ambientes industriais em geral. 

    Os processos ainda podem ser incorporados pelo inversor de frequência, aparelho elétrico de potência que visa controlar a velocidade dos motores elétricos, seja em máquinas, seja em sistemas industriais. Pode ser utilizado em qualquer tipo de grua.

    Todos os produtos você encontra na Tecnomira, loja especializada em automação industrial e com grande reconhecimento no mercado!