Blog

5.00/5 (1 voto)

A importância da segurança do trabalho em indústrias

Somente entre os anos de 2021 e 2016, foi gasto cerca de R$20 milhões dos fundos da Previdência com trabalhadores acidentados. Calcula-se um acidente de trabalho a cada 47 segundos. São números exacerbadamente altos, o que desperta a necessidade de maior atenção em relação à segurança. Equipamentos tecnológicos, como drives, podem ajudar nesse contexto.

Os dados, levantados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, focam em uma realidade assustadora. Mesmo com uma legislação bem completa e eficaz, o volume de acidentes de trabalho e doenças decorrentes da atividade laboral é bastante alto. Para reduzir os índices, a chave é a conscientização e a prevenção.

Segurança do trabalho no setor industrial

Como diz o ditado: prevenir é melhor que remediar. Quando falamos em acidentes de trabalho, nem sempre há remédios que resolvam as consequências. Os acidentes de trabalho, que acontecem em grande parte nas indústrias, têm um impacto significativo na economia, nas políticas públicas e, claro, na vida do trabalhador e seus familiares.

Em razão de um histórico ruim, a legislação evoluiu para proteger esses trabalhadores e aumentar a responsabilidade do empregador. Dessa forma, em ocorrências de acidentes, a empresa pode ser obrigada a indenizar o profissional caso sua culpa seja reconhecida.

Veja como assegurar a integridade do trabalhador

Os empregados de uma indústria são, com certeza, o bem mais valioso que existe nela. Portanto, é dever da companhia prezar pela integridade de todos eles. Isso é possível através de treinamento e conscientização da equipe, fornecimento de equipamentos adequados e fiscalização.

As Normas Regulamentadoras dão orientações sobre as melhores práticas para garantir a segurança do trabalhador de qualquer risco. As situações mais comuns de vermos por aí são:

Trabalho em altura

A queda em altura é um dos acidentes que mais causam vítimas fatais, sendo um ponto que precisa de atenção redobrada. Atualmente, através de aparatos tecnológicos, têm-se alternativas para realizar diversos serviços que evitam estar em locais altos. Os controles remotos industriais, por exemplo, facilitam a operação de muitas máquinas.

Esses equipamentos, além de aumentar a produtividade, elevam a segurança das operações, visto que são manuseados no chão. É adaptável para a locomoção de carga e várias outras aplicações industriais complexas, em ambientes severos, como espaços confinados.

Espaços confinados

As operações em espaços confinados são regulamentadas pela NR33. Há ambientes, exemplificando, em que existe a probabilidade de formação de atmosfera explosiva, por conter substâncias que podem explodir. Para esse caso específico, foram criados os controles remotos industriais para área classificada.

Automação das indústrias

Como dissemos, automatizar os processos produtivos é uma forma excelente de reduzir os riscos de acidentes. Afinal, máquinas eletromecânicas, softwares e demais equipamentos são capazes de realizar atividades perigosas para um ser humano.

Na Tecnomira, você encontra produtos que ajudarão na proteção dos trabalhadores, como os controles remotos para pórticos rolantes. São soluções personalizadas e altamente qualificadas para o controle de equipamentos de movimentação!