Orçamento Rápido

    ||

    Blog

    5.00/5 (1 voto)

    A importância dos equipamentos inversores de frequência

    Bom, todo mundo que conhece um pouco do mundo da automação industrial provavelmente já ouviu falar de conversor de frequência ou inversor de frequência.

    Mas, caso você não conheça e não tenha visto ele sendo utilizado, vamos falar um pouco sobre o equipamento amplamente empregador do setor elétrico e das indústrias, confira:

    Entendendo o inversor ou conversor de frequência

    Antes de falar do inversor, é interessante entender onde ele se encaixa e sua utilidade no dia a dia das empresas.

    Os inversores de frequência Danfoss são utilizados para partidas de motores elétricos do tipo indireta, a qual se faz necessária quando há necessidade de reduzir a tensão no momento em que o motor é ligado. Afinal, a partida de motores elétricos , aumentam os picos de corrente elétrica.

    Os equipamentos, além de suavizar as partidas elétricas dos motores, têm ainda a função de controlar as rotações do motor, uma vez que é preciso ajustar os valores de velocidade em relação à carga de trabalho e ao seu torque.

    Seu funcionamento ocorre, basicamente, por meio da conversão da tensão alternada da rede em corrente contínua. A mesma posteriormente é modulada para corrente alternada novamente, controlando, desse modo, a frequência do motor e podendo ser ajustada conforme cada trabalho.

    A importância dos inversores no setor da automação industrial

    No setor de automação industrial, a capacidade de controle é imprescindível em atividades com cargas exatas, contribuindo para a melhor economia de energia e para a vida útil dos motores. O conversor de frequência é, na verdade, escolhido quando se quer ter eficiência energética e economizar na parte elétrica da indústria.

    Bem como os controles remotos industriais, os aparelhos são parametrizados com display ou IHM´s, exemplificando, e faz ajustes, visualiza falhas e por aí vai. Antes de escolher um inversor, deve-se pensar primeiramente no motor e compreender sua velocidade final em relação nominal. Não pode haver superaquecimento e ter o torque na capacidade de carga na partida. Enfim, são vários requisitos.

    Instalação do equipamento

    Uma boa instalação dos inversores precisa considerar a diminuição dos ruídos da rede. Ou seja, deixar contadores afastados do inversor, visto que o campo eletromagnético causa ruídos. Quando existe banco de capacitores no projeto elétrico da companhia, isso evita as harmônicas geradas na rede, diminuindo potenciais interferências.

    Outro ponto importante é ter um bom aterramento para os inversores e para toda a instalação, painel e partes de metal. Claro, seguindo as normas estabelecidas pela IEC 536. Caso o inversor acione mais de um motor, precisa haver um relé para cada um. Sem contar o  sistema de ventilação para evitar aquecimento.

    As melhores marcas de inversores você encontra aqui, na Tecnomira. Além disso, trabalhamos com outros diversos equipamentos para indústria, como controles remotos para monovias.