Orçamento Rápido

    ||

    Blog

    5.00/5 (1 voto)

    O que é o anemômetro?

    Basicamente, um anemômetro é um dispositivo medidor da velocidade do vento e pode ser aplicado em diferentes setores industriais. Normalmente, o anemômetro possui uma saída em pulso (Hz) de acordo com a velocidade do vento fornecida pelo sensor com palheta.

    A ferramenta apresenta inúmeras funções e aplicações. Conheça algumas delas aqui, no blog da Tecnomira!

    A função do anemômetro

    Como dissemos, o papel do anemômetro é medir a velocidade do vento. Há modelos construídos em estações meteorológicas maiores e mais complexas, que contam com vários outros instrumentos.

    Assim, os anemômetros fornecem previsões do tempo com base em uma combinação de dados.

    O dispositivo também pode ser usado antes de um veleiro velejar ou por um técnico de reparo de ar-condicionado, com o papel de mensurar a saída de uma unidade que está em ajuste.

    Outro exemplo é a utilização por um atirador esportivo profissional que pretende calcular o vento cruzado com a finalidade de compensar e atingir um alvo a uma longa distância.

    Caçadores de tempestades e entusiastas do clima costumam, igualmente, usufruir do sensor de velocidade, bem como um inspetor de turbina eólica que quer determinar se uma área é um bom lugar para a captação de energia pode fazer uso do anemômetro.

    Como funciona o dispositivo?

    A maior parte dos anemômetros digitais disponíveis no mercado se enquadra em um dois tipos gerais: anemômetros de vane (turbina) e anemômetros de copo.

    Nos dois casos, à medida que o vento os atravessa e move suas partes em círculo, é gerado o número de revoluções por segundo, comumente.

    Ao analisar a velocidade das rotações, o equipamento calcula a velocidade do vento em unidades de medida comuns, como milhas ou quilômetros por hora.

    Existe também um outro tipo, o anemômetro de fio quente, que aquece o componente e, logo depois, estima a rapidez de esfriamento. Dessa forma, o acessório informa o quão veloz o vento sopra para resfriá-lo.

    Já os anemômetros ultra-sônicos são raros. É mais fácil encontrar anemômetros wireless e meteorológicos.

    Aplicações do anemômetro

    Assim como os controles remotos industriais, o anemômetro externo é amplamente empregado em indústrias e outros segmentos da sociedade. Entre eles, podemos citar o setor de energia solar, agricultura, meteorologia e sistemas rodoviários. Além do uso para guindastes e carros de bombeiros, por exemplo.

    <h2>Unidade de medida do anemômetro</h2>

    Os anemômetros são capazes de medir a velocidade do vento em várias unidades. Basicamente, quanto maior o valor e mais sofisticado for o anemômetro, mais unidades de medida o equipamento oferece. As principais são:

    •     MPH (milhas por hora);
    •     km/h (quilômetros por hora);
    •     Nó (para velejar ou ‘windsurf’);
    •     Pés por minuto;
    •     m/s (metros por segundo);
    •     Beaufort.

    Por fim, fica clara a importância do anemômetro para suas mais diversas aplicações. O equipamento, que teve sua ideia concebida em 1450, hoje é fundamental para a realização de diversas atividades.

    Conheça os modelos de anemômetro da Tecnomira

    A Tecnomira, especialista em produtos para indústrias, como inversores de frequência e controles remotos industriais para monovias, oferece anemômetros extremamente qualificados. Com alta tecnologia, nossos dispositivos facilitam o seu processo de medição. Conheça mais sobre esse produto em nosso site!