Blog

[star_rating_webfoco id="2170"]

Saiba como capacitar funcionários para trabalhar com controles remotos industriais e outras tecnologias

Não é novidade dizer que a tecnologia vem alterando e facilitando muitos processos industriais. Máquinas, controles remotos industriais e outros tantos dispositivos tecnológicos fazem cada vez mais parte das indústrias. Assim, os profissionais precisam acompanhar essas mudanças.

Ter capacidade para operar máquinas sofisticadas a partir de um controle remoto Danfoss ou joysticks, por exemplo, é essencial para os trabalhadores. Continue lendo o blog da Tecnomira para entender como capacitar os funcionários e sua importância!

Capacitação de funcionários e tecnologia na indústria

Reduzir custos e aumentar a produtividade são alguns dos principais objetivos da equipe de uma indústria. As diferentes aplicações de controles remotos podem contribuir com isso, uma vez que tornam os processos mais práticos, seguros e eficientes. Mas a utilização de controle remoto industrial é apenas um dos recursos tecnológicos empregados, existem muitos outros.

Seja para trabalhar com robôs ou com controle remoto para ponte rolante, é preciso de capacitação. Antes de entender como capacitar os funcionários da indústria, precisamos destacar a importância disso. 

De maneira geral e simplificada, podemos dizer que não adianta contar com as tecnologias mais avançadas do mercado se os trabalhadores não conseguem utilizá-las. O conhecimento aprofundado é fundamental não só para a produtividade, mas para a segurança também.

Separamos alguns motivos para investir na capacitação voltada para a tecnologia:

Maior produtividade

Quando os funcionários sabem como utilizar os dispositivos tecnológicos, a agilidade aumenta e a eficiência também. Como resultado, temos uma maior produtividade.

Redução de erros

A capacitação também é importante para reduzir os erros, já que os funcionários sabem aproveitar os recursos. Assim, os processos fluem com mais rapidez.

Aumento da competitividade

Outro ponto que destacamos é o diferencial competitivo. Com tecnologias e uma equipe que saiba utilizá-las, a indústria consegue se destacar da concorrência.

Como fazer a capacitação

Os motivos para fazer a capacitação dos funcionários para estarem prontos para trabalhar com controladores, controles remotos industriais e outras tecnologias já estão claros. Mas como oferecer essa capacitação?

Há muitas formas de fazer com que a sua equipe obtenha mais conhecimentos sobre os dispositivos. Vamos abordar alguns:

Treinamento interno ou com algum especialista convidado

Uma das maneiras mais comuns e eficientes é que a própria empresa promova treinamentos para os colaboradores. É óbvio que o jeito dessas aulas é diferente de acordo com o segmento, número de funcionários e outras questões.

No entanto, esse treinamento deve ser de alta qualidade para que os trabalhadores realmente aprendam mais. A indústria pode colocar os seus líderes para ensinar ou até chamar especialistas convidados.

Programa de incentivo à capacitação

Além dos treinamentos oferecidos, a indústria também pode investir em programas de incentivo à capacitação. O profissional também precisa se esforçar por conta própria para obter mais conhecimentos e, consequentemente, realizar um trabalho com mais qualidade.

Faça parcerias com cursos

Outra forma de complementar a capacitação é buscar parcerias com instituições que ofereçam cursos na área industrial. Assim, os funcionários e a sua própria empresa serão beneficiados.

Conte com a Tecnomira!

A Tecnomira distribui com exclusividade os produtos da Danfoss Power Solutions Remote Control no Brasil! Oferecemos controles remotos, anemômetros e outros dispositivos para processos industriais mais seguros e práticos.